quarta-feira, outubro 12, 2022

Maratona de Lisboa


No passado dia 9 de Outubro completei a minha 24ª maratona. Foi na Maratona de Lisboa, as sensações na parte final não foram as melhores, mas o importante é que está terminada e está "colocada mais uma estrela no cinto".

O treino foi iniciado em meados de Julho e o objectivo era fazer algo mais rápido, talvez a pontar para abaixo das 3h30m, lá fui cumprindo o meu plano, mas havia algo que nas sessões mais exigentes em termos de ritmo, não estava a chegar. O corpo estava a mais lento, não sei se por causa do covid (foi no inicio de junho), se por outra causa qualquer, mas todos os sinais indicavam para mais lentidão. Em vez de ajustar logo, fui sempre acreditando que mais perto da data a adrenalina iria ajudar, mesmo assim, apontei para 3h40m.

No dia da prova, deixei o carro no local do costume e fui apanhar o comboio das 6:30h, ia bem cheio. Chegado lá, verifiquei que me tinha esquecido dos adesivos para os mamilos, tive que improvisar e usar vaselina (até correu bem), meia hora antes, tomei um shot de cafeina (decisão tomada de véspera) e por engano carrego no star 4 minutos antes da partida e em vez de apagar, faço "pause" e na passagem do pórtico tiro da pausa - resultado: o gps foi sempre a dar aqueles cerca de 300m e somou os 4 minutos ao tempo final.
Fui sempre certinho até aos 35 km e (como se pode ver na imagem abaixo) de repente a minha cabeça diz "estou farto! vou mas é andar!" e fiz cerca de 1 km a caminhar até um abastecimento  e a partir daí comecei a trote até ao final, gradualmente subindo o ritmo.
Olhei para o relógio, tinha 3h56m, achei estranho mas se calhar tinha caminhado mais tempo... mas pronto depois lá vi que deu 3h52m, mas o que interessa é cruzar a meta. 
Depois de ir buscar o saco da roupa, fiquei a trocar-me ao sol e senti-me mesmo mal, a cabeça a andar à roda e mesmo mal disposto, nem vontade de beber nem de comer e caminhar muito a custo, quando cheguei ao carro já estava melhor. Em casa, nem comi nada, só dormi uma sesta de 2 horas e já estava um homem novo.
Agora, vamos voltar à preparação para as clássicas de Almeirim e Nazaré com todo o entusiasmo

Vejam aqui o resumo no strava:

Abraços e boas corridas

 

2 comentários:

  1. Parabéns Nuno, parece que parte final não foi fácil mas está feita.
    Quem me dera, quanta saudade tenho de correr uma maratona, a última já foi em 2016.
    Grande abraço companheiro.
    António Almeida

    ResponderEliminar

Mensagem