terça-feira, junho 01, 2021

Corrida das Lezírias - o regresso


Em 2004, quando comecei na corrida e este blog, a minha primeira prova de corrida foi a Corrida das Lezírias, na altura com cerca de 14K, eu corria apenas há um mês e acho que tive bastante coragem em me aventurar numa coisa daquelas... (aqui o link para o post de 2004)
No passado sábado, dia 29 de Maio, tive mais uma primeira vez na Corrida das Lezírias. Passados cerca de um ano e meio de confinamentos e adiamentos e coisas virtuais, a Câmara Municipal de V. F. de Xira e a empresa Xistarca, tiveram a coragem de realizar uma prova com as restrições / recomendações existentes durante esta pandemia. Eu inscrevi-me logo que recebi a publicidade do evento, a vontade não me faltava, a forma está mais para a de "barril" do que para o "baril", não tem havido grandes cuidados diététicos, os treinos foram continuando, mas sem objectivos não há motivação, e não passavam de rodagem em ritmo de jogging. Após a inscrição, tentei fazer uns treinos mais ritmados mas nada de especial.
As partidas estavam organizadas entre sábado e domingo, o escalão 50/54 calhou no sábado com partida às 15:30, cada escalão tinha um número máximo de 200 participantes e as partidas foram em mini slots de 4 participantes, partindo de 5 em 5 segundos. Eu inscrevi-me para fazer sub 50 min. e coloquei-me na minha zona, chegado perto da partida tirei a máscara e arranquei, estavam quase 30 graus e o piso de terra batida secava muito a boca, ao primeiro km quando olho para o relógio estou abaixo de 4:20/km e logo começo a reduzir pois assim nem para 3.000m daria... e como se pode ver pelo gráfico abaixo, foi sempre a descer o ritmo em escadinha. Quando passo pelos 5km até senti algo que já não sentia há muito tempo - "dor de burro", mas com o segundo abastecimento e já em ritmo de cruzeiro, acabei por recuperar. Na zona ao lado do rio, apesar de o vento estar ligeiramente contra, as sensações permitiram restabelecer um pouco o ritmo pois dava uma sensação térmica mais agradável. Assim ainda fiz duas ou 3 ultrapassagens e acabei a bater mesmo nos 50 minutos de prova. (as fotos são do facebook da xistarca)



O balanço - a falta de preparação paga-se caro.
As desculpas - o horário, o calor, a vacina covid tomada no dia anterior.
O que me deixa triste - ter levado a familia para assistir a este regresso às provas e tal não ser possível, tive que voltar para trás para deixar a minha mulher e as minhas filhas em Vila Franca, à descoberta do desconhecido, sozinhas...
O que poderia ter corrido melhor - este ponto que referi acima, bem estar fisico, psicológico e social, também é estarmos com a nossa família a apoiar, principalmente quando o espaço é amplo, arejado e permite a cada um cumprir as regras...
Organização -  Mais uma vez, ponto que refiro acima, não posso acusar a organização, mas posso acusar quem faz recomendações que não fazem sentido, como não deixar pais assistirem aos jogos dos seus filhos, sendo que à mesma hora cidadãos do Reino Unido se "esfregavam" à vontade na cidade do Porto.
Ainda pensei que tão depressa não voltaria a fazer uma experiência destas, mas vou fazer mais uma tentativa na Corrida da Árvore em Monsanto...
Boas corridas! 

 

1 comentário:

  1. Aos poucos vamos retomando alguma normalidade/nova normalidade.
    Saúde e um dia destes vemo-nos por aí.
    Grande abraço,
    António

    ResponderEliminar

Mensagem