segunda-feira, junho 11, 2007

já sou triatleta!


Já ando a namorar esta modalidade há bastante tempo, este domingo tive a minha primeira experiência.
Não posso dizer que tenha sido boa, porque não foi, apenas posso dizer que não me tirou a vontade de fazer mais triatlos e de ir mais longe. Aqui fica um pequeno report do que se passou:
Pré-prova
No sábado fui até à praia da torre ver como anda o mar, não fiquei contente com o que vi, tinha muitas ondas. No domingo cheguei à hora, por volta das 7:45 e comecei a observar como se fazia … coisas de novato, lá coloquei o número na bicla , e a medo ia olhando o mar e sentindo a chuva … e fui para a fila do check in, fiquei na zona dos individuais, mesmo em frente da equipa do tri-oeste, cumprimentei o SEDI (Sérgio ”ironman hawaii 2006” Dias), que não me estava a reconhecer, lá pus as coisas na ordem meticulosamente e fui ver a partida do super-sprint, mais uma vez a torcer o nariz…
Natação
Pela primeira vez ia nadar em águas abertas, em mar, com fato, juntamente com 2 centenas de pessoas etc, e para ajudar… as ondas. O frio da água nem o senti não sei se estava ou não, fiz uns metros em crool mas as ondas não me deixavam respirar e passei para “costas clássicas” ingeri bastante cloreto de sódio, resolvi ir em bruços mas sem respiração, para ir sempre a ver a bóia… bem aquilo era longe como tudo, estava lá outro participante, tentei de novo o crool depois da bóia, mas estava ir para as rochas do pontão da marina, mantive o meu estilo inventado no momento e resisti à tentação de pedir uma boleia no barco ou de descansar na bóia, também não estava propriamente cansado, estava derrotado e saturado psicologicamente… quando descobri que tinha pé, suspirei. Os desgraçados do meu “clube de fans” lá estavam sozinhos na praia ao gritos e a puxar por mim. Despi o fato e fui à andar nas calmas até à bicicleta.
Bicicleta
Era o único segmento em que contava controlar o tempo, mas nem isso correu bem, pois o sensor da roda estava de lado e nem para isso deu, apenas deu para ir seguindo a cadência, que tentei manter entre as 75 e as 80, ao menos foi uma prova purista sem “drafting”, sempre sozinho durante as duas voltas mas também sem puxar demasiado, quando bebi o gatorade senti que já tinha sódio a mais na garganta :), mas acho que na realidade este segmento correu bem e deu para disfrutar, se tivesse mais concorrência à vista teria puxado mais é claro.
Corrida
Depois de uma transição muito rápida (fui avisado por uma árbitro para não desapertar o capacete antes de colocar a bicicleta), lá fui para o segmento em que me sentiria mais à vontade e que eu tinha esperanças, me tiraria do último lugar, fui certinho a um ritmo steady, e lá passei por três concorrentes (por acaso nunca vi nenhum abastecimento, mas deve ter sido do sal na vista) e terminei o meu primeiro triatlo.









Conclusão
"O que não me destrói, torna-me mais forte" - vou voltar, e em breve, estou a pensar estar em Aviz… mas quero ir mais longe ;)






Muito obrigado a todos os que me acompanharam nesta minha prova, não refiro aqui os nomes, mas eles sabem quem são...

NOTA: Quem quiser pode ver um relato em inglês aqui

15 comentários:

  1. Bolas...
    Não tinha percebido bem, como é que alguém demora mais 20' do que eu a nadar... Depois do relato, fiquei perfeitamente elucidado!!! :-D

    De facto o molho não estava fácil, mas os triatletas gostam de coisas difíceis...

    Pessoalmente, continuo a preferir nadar em barragens, longe das ondas e das correntes, se possível com um ciclismo bastante duro a seguir! Há para todos os gostos.

    Parabéns por mais um feito pessoal... e venham mais triatlos!

    Abraços,

    FC

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Carmo!

    Parabéns pela tua prova!

    Eu gostava é de saber como é que o gajo que chegou à minha frente na natação 3 min., foi o primeiro no ciclismo com 24 min.!!!!!
    E um puto nos primeiros 15 que bateu o record do Bekele nos 5 km !!!!!

    ResponderEliminar
  3. És o nosso heroi!
    agora ficamos à espera que publiques as fotos!

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    fico satisfeito que tenhas realizado o teu primeiro triatlo, na verdade é sempre o mais duro (penso eu...), pelo menos o meu foi (risos).
    Os próximos vão te correr bem melhor, visto que já sentiste o espirito de ser triatleta e da dureza que é esta modalidade. saber nadar em águas turbulentas é uma óptima vantagem para as águas calmas, por isso esse segmento te será mais fácil nas provas que se seguirão.
    Uma vez mais parabéns

    Saudações desportivas

    Nuno Vasco

    ResponderEliminar
  5. Olha Avis não é grd escolha pq normalmente é uma prova feita sem fato de natação e pra quem nada pouquinho é problemático

    Abraço
    CS

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Nuno.

    Já comentei no Mundo da Corrida a tua ( e a minha) estreia.

    De facto há resultados que ainda devem vir a ser corrigidos pela FTP, se bem que nestas coisas há sempre malandrices que escapam aos juízes.

    Acerca de Avis, não sendo eu um nadador dotado de grande técnica a água doce para mim é um martírio. Prefiro de longe uma ondulação de mar que uma barragem ( sem fato então é mesmo para esquecer,)opiniões...

    Irias gostar de Peniche.

    Força!!!

    ResponderEliminar
  7. parabéns Amigo nuno!
    que ganda feito! tenho a certeza de que vais ter muitos prazeres enquanto triatleta. agora é sempre a bombar. ainda por cima sei que pertences à espécie de triatleta NÃO CAGAROLAS, que é sempre mais agradável de encontrar.
    grande abraço.
    ab

    ResponderEliminar
  8. GRande MAlha!!!

    Parabens e benvindo a familia :D

    ResponderEliminar
  9. Este foi o teu 1º passo no caminho até ao IRONMAN. "Começa sempre com o fim em vista, e não te perderás no caminho".

    Um abraço do Rodrigo

    ResponderEliminar
  10. Só umas breves observações: em Avis o ciclismo será em BTT e em Peniche é CN Equipas pelo que só so Federados têm acesso à prova principal.

    Abraços,

    FC

    ResponderEliminar
  11. Parabéns Nuno!

    O que se quer, consegue-se!

    Continuação dessa garra!

    Ana Pereira

    ResponderEliminar
  12. também eu estreei-me no triatlo o mes passado, e também é a nataçao o meu fraco, fui o ultimo a sair da água mas nao desanimei, e recuperei alguns lugares no ciclismo. acabei por fazer uma prova dentro dos meus objectivos. continuo a treinar em força e conto melhorar muito na nataçao este verao, pois a minha casa é no meio do atlantico norte! parabens! encontramo-nos num triatlo mais cedo ou mais tarde!

    ResponderEliminar
  13. Parabéns Nuno.
    Também ando a adiar esse meu sonho e o de correr a maratona.Talvez pro ano lhe faça companhia?.
    Bons treinos.
    José Ramalho

    ResponderEliminar
  14. És um rapaz muito corajoso! Não vi a prova, mas achei o máximo a crónica!! Très bien!!
    Paula

    ResponderEliminar
  15. Parabens Nuno! e olha que quem experimentou Oeiras este fds está preparado para tudo! A partir daqui é sempre a melhorar. A minha primeira experiência também foi em Oeiras à uns anos mas não tive coragem de fazer o sprint e fiz o super sprint. Estás de parabens.
    Pedro Quintela
    http://www.freewebs.com/triatlochamusca/

    ResponderEliminar

Mensagem