terça-feira, abril 19, 2022

12 horas nas 24h a correr de Mem Martins

As minhas primeiras 12 horas do domingo dia 10 de Abril, foram passadas a correr. Com partida às 00h00 e final ao meio-dia. Realizou-se no parque da bacia de retenção do Algueirão, como tem sido hábito, dado que esta já foi a 3ª edição.

Tal como referi no meu último post, esta prova foi o meu principal focos desde o início de 2022, fui aumentando a quilometragem e tive umas 3 semanas com cerca de 100 km, o longão maior foi cerca de 35 km. Como qualidade, fiz uns "tempo runs" de 4 X 10 min e outros de 2 X 5 Km e os restantes treinos eram de cerca de 12 km.

Como nutrição, a minha estratégia para 2020 ainda estava no prazo por isso mantive a estratégia de cerca de 200 cal. por hora com maltodextrina sem sabor diluída em água, e acredito que resultou, para uma prova em circuito e de longa duração, o ter que fazer "pit stops" regulares no WC não fará grande mossa.

A organização, 5 estrelas como sempre, nada a apontar, o circuito este ano estava muito melhor com mais alcatrão e com menos corta-mato (apenas cerca de 20 metros por volta), cada passagem eram cerca de 1700 metros, desagradável e com cuidados acrescidos é sempre a passagem pelo passadiço de madeira.

A minha prova correu bem, consegui manter um ritmo constante para fazer cerca de 10 km / hora, é claro que com o desgaste e as paragens, este ritmo foi a diminuir. Mas sinto que as primeiras 6 horas tive bastante bem, apesar de logo na primeira hora ficar com algum desconforto num músculo femoral da perna direita, nada que tenha sentido em algum treino. Em cima da hora, e após olhar bem para o percurso quando fui buscar o dorsal, já com as 24 horas a decorrer, optei por usar os Asics Glideride, o que penso que foi uma óptima opção, pois deram-me muito mais conforto durante toda a prova. Nas últimas duas horas, confesso que estava algo farto, e já não tinha grande motivação para correr, mas esforcei-me sempre por pelo menos continuar a caminhar, tive sempre a sensação que se arrefecesse, as pernas iriam bloquear e depois é que não dava mais. 

No final, no meu relógio deu um pouco acima dos 93 km (eu tinha o objectivo secreto dos 100) e a classificação oficial deu cerca de 89 km.

Acabei em 4º da geral e em 2º do meu escalão de 50+. Deixo aqui o registo da prova no strava:

As fotos que coloco aqui estão com o autor identificado, aos quais agradeço.

Ainda tenho as pernas algo amassadas, mas já estou em preparação para a meia da ponte 25 de Abril em 8 de Maio.

Abraços e boas corridas,



 

1 comentário:

Mensagem