segunda-feira, maio 16, 2022

Meia maratona de Lisboa

Estou cada vez mais atrasado a escrever estes posts pós-prova...

No passado dia 8 de Maio estive presente em mais uma edição da Meia maratona de Lisboa (ponte 25 de Abril). Mais uma em que a inscrição ainda era para 2020.

Em Janeiro quando adiaram mais esta prova, de Março para Maio, teve um grande impacto na minha preparação, pois esta, na data anterior serviria como referência e estímulo para fazer um treino mais específico, mas tendo passado para depois da prova das 12 horas, seria sempre só para marcar presença e nunca para tentar fazer para tempo.

Outro factor muito importante para esta prova foi o calor, o horário foi o mesmo que seria em Março, mas em Maio a temperatura é muito mais elevada e a hora já mudou o que faz com que a maioria dos participantes chegue no pico do meio-dia, e como se verificou, infelizmente, com alguns incidentes devido ao calor. 

Quanto à minha participação, suponho que por falta de hábito ou por excesso de confiança, fui um pouco mais tarde para Lisboa. Costumo deixar o carro na zona de chegada, nas ruas ali por cima do Museu de Marinha e já não havia muitos lugares, depois apanho o autocarro da Carris para a estação de Campolide, para mudar para o comboio da Fertagus. Na viagem o companheiro Samuel, meteu conversa comigo e fomos a trocar ideias até ao local de partida, uma agradável conversa sobre corrida e não só, o que fez que o tempo passasse rápido. Felizmente a prova mini (agora 10K) tem, finalmente, uma partida separada, assim os participantes da Meia podem partir um pouco mais à vontade, mas quem não quer estar a furar demasiado tem que fazer quase todo o tabuleiro da ponte com a velocidade controlada devido à grande multidão de participantes com todos os tipos de ritmo, eu aí sabia que a descida iria compensar e deixei-me ir na onda, tinha já ajustado o meu plano para fazer a prova confortável um pouco abaixo dos 5:00/km e usando toda a água possível para baixar a temperatura do corpo. A prova assim correu bem certinha, apenas salientar que os músculos da perna direita ainda não estavam completamente recuperados das 12 horas e depois dos 15 km começaram a dar sinais de que não deveria mesmo pensar em aumentar o ritmo porque senão estava lá uma cãibra à espreita... 

Resultado, 1h42m e um gelado à espera depois da meta ;)

Aqui está o resumo do strava:

No próximo domingo vou até Alverca experimentar a pista de aviação nos 10K.

Abraços e boas corridas.


 

1 comentário:

  1. Opa amigo grande prova vc fez está de parabéns,aliás diga se de passagem estava muito quente obrigado pela prosa abraços !!!!!

    ResponderEliminar

Mensagem