terça-feira, maio 02, 2023

Corrida 1º de Maio

Na passada segunda-feira participei em mais uma corrida 1º de Maio, este ano teve cerca de 600 participantes e, como é tradicional, a partida e chegada na pista do estádio 1º de Maio. Este foi um regresso a esta prova, pois não participava desde 2017, e uma das primeiras coisas que notei foi que estava calor, com a temperatura acima dos 20º. Talvez seja uma boa ideia para as próximas edições da prova a partida ser mais cedo uma hora, para evitar o pico de calor durante a prova. No entanto, a organização esteve muito bem em dividir os abastecimentos em quatro pontos diferentes.

Os primeiros 10 km da prova são praticamente sempre a descer, desde a zona de Alvalade, passando pela Avenida da República, Avenida da Liberdade, Praça do Rossio e Terreiro do Paço. É uma parte muito agradável da prova, que permite correr com um ritmo mais rápido. A partir da Praça do Martin Moniz e com a entrada na Avenida Almirante Reis, começa-se a pagar tanta descida com uma subida praticamente até ao final, o que torna a segunda metade da prova muito mais desafiante.

Apesar da subida, senti-me sempre bem durante a prova, sem ter grandes quebras. A minha estratégia de corrida correu como previsto, com um ritmo controlado abaixo dos 4:45m/km. Nos primeiros 10 km, fiz uma média de 4:35m/km e nos últimos 5 km acima de 5:00m/km. Mesmo assim, acho que ultrapassei mais pessoas do que fui ultrapassado. O meu tempo final foi de 1h11m21s, o que me colocou em 164º lugar na classificação geral e 26º lugar no meu escalão.

Deixo aqui o resumo da prova no Strava:

Agora, ainda tenho mais duas provas de 10 km antes de fazer uma pequena pausa.

Abraços e boas corridas,

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagem